Saunas Projetos

Sauna e Saúde

SAUNA SINÔNIMA DE VIDA SAUDÁVEL

Os efeitos do banho de sauna são diretamente sentidos em funções especificas do nosso corpo: na circulação sanguínea, na respiração e na pele. Nosso organismo age de forma integrada, quando um sistema é beneficiado repercute nos outros, assim, consideramos seus efeitos no plano físico e biológico, atuando em níveis mais profundos e promovendo uma verdadeira limpeza do nosso ser, nos níveis interno [metabólico] e externo[na pele].

Limpeza interna

Internamente o banho de sauna age promovendo a aceleração moderada da circulação sanguínea, da dilatação dos vasos e da árvore respiratória.  O calor controlado proporciona benefícios ao aumentar a oxigenação do sangue, alimentando as células e acelerando o metabolismo das mesmas e eliminando as toxinas e os radicais livres, através da transpiração. Isto ajuda o trabalho dos órgãos encarregados da “faxina” do nosso corpo, principalmente o fígado.  A aceleração do metabolismo que a sauna produz atinge também as células nervosas, descarregando a tensão e produzindo um relaxamento físico.

Limpeza  Exterior

A pele é considerada o nosso maior órgão, o que coloca o nosso corpo em contato com o meio externo. Manter a pele integra é mais do que preservá-la de ferimentos e agressões externas visíveis, é mantê-la em condições de promover trocas importantes entre o nosso organismo e o meio ambiente.  Para isso, é essencial a limpeza profunda dos poros, o que é possível obter com o emprego correto dos banhos de sauna.  A pele possui uma ampla rede de vasos capilares sanguíneos e de terminações nervosas que a coloca em contato com todos os órgãos do nosso corpo. Como é o sistema nervoso que aciona a circulação do sangue, quando a pele é estimulada pelo calor, isto provoca o aumento da circulação na pele, a eliminação de toxinas e do excesso de sais, o que consequentemente, “refresca” os órgãos internos, descongestionando-os momentaneamente.  É assim que está limpeza acontece.

BENEFICIOS DO USO DA SAUNA

  • FORTALECE A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA
  • ALIVIA DORES REUMÁTICAS E DA COLUNA
  • COMBATE O ESTRESSE E A HIPERTENSÃO
  • HIDRATA A PELE E DESOBSTRUI OS POROS
  • RELAXA A MUSCULATURA E FACILITA O SONO
  • AJUDA A PREVENIR A CELULITE E A FLACIDEZ
  • LIMPA E DESOBSTRUI AS VIAS RESPIRATÓRIAS
  • PROPORCIONA AGRADÁVEL SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR
  • DESENTOXICA E EXPULSA AS IMPUREZAS DO ORGANISMO
  • COMBATE DOENÇAS DE SITEMA RESPIRATÓRIO (bronquite ,gripe, resfriado,sinusite ,etc)

ELEMENTOS NATURAIS DE USO NA SAUNA

  • Água
  • Ervas aromáticas
  • Ervas medicinais
  • Instruções para o uso da sauna
  • Limpeza da sauna seca
  • Maço de ervas
  • Pedras
  • Produtos que não podem faltar para o seu banho de sauna ser completo e harmonioso.
  • Proteção para os olhos
  • Temperatura

ÁGUA

Encha um balde com água gelada, de preferência aos de madeira, quanto mais fria a água, mais vapor será produzido quando despejada sobre as pedras. Use uma concha grande para levar a água do balde para as pedras. Esquentar pedras e despejar água sobre elas cria o vapor formando uma semi-umidade no ambiente.

ERVAS AROMÁTICAS

Se você estiver usando a sauna para relaxar e descontrair, a adição de um óleo aromático poderá ajudar a acalmar o corpo e a mente. Escolha Jasmim, Alecrim, Camomila ou Lavanda para aliviar a ansiedade e acalmar suas preocupações.  A hortelã e outras mentas têm efeito refrescante , elas podem ser adicionadas na forma de chá ou óleo essencial com o auxilio de um borrifador, que deve ser aplicado no ambiente ou jogar diretamente sobre as pedras na sauna seca e na vapor colocar em um prato de cerâmica próximo a saída do vapor. Também, folhas de eucalipto , hortelã , erva-cidreira , capim citronela e outras ervas fitoterápicas aromáticas podem ser colocadas  em chumaços , na saída de vapor.

ERVAS MEDICINAIS

Ervas como hortelã, cânfora e eucalipto podem ser utilizadas para infundir a sauna e intensificar seus efeitos benéficos. Quando inaladas, essas ervas agem como descongestionantes, anti-inflamatórios e estimulam a circulação.  O eucalipto por sua ação balsâmica na árvore brônquica, promoverão a limpeza dos brônquios, essencial para os fumantes.

INSTRUÇÕES PARA USO DA SAUNA

1-Tome uma ducha fria antes de entrar na sauna. Seque-se completamente. Beba um ou dois copos de água fria. Isso prepara a temperatura do corpo para iniciar o processo.

2-Coloque essências de aromaterapia na sauna se estiver tentando combater a congestão nasal ou a ansiedade.

3-Entre na sauna sente-se ou deite-se primeiramente na parte mais baixa do ambiente onde é menos quente. Ao sentir os efeitos da transpiração, suba para parte mais alta , onde é mais quente e fique lá até começar a suar(cinco a dez minutos). Inspire e expire profundamente enquanto respira. Em seguida, adicione água às pedras quentes se a sauna for seca e relaxe por mais cinco minutos.

4-Saia da sauna por alguns minutos para se refrescar no ar ou pule em uma piscina de água fria ou tome uma ducha para o choque térmico. Na sauna vapor pode-se usar no ambiente uma ducha manual ou uma torneira para se molhar. Finlandeses tradicionais e alguns médicos dizem que esse choque térmico pode aumentar os efeitos da desintoxicação do corpo. Os finlandeses costumam bater em si próprios com junco para melhorar a circulação durante a sauna.

5-Volte para a sauna e aqueça-se novamente até suar.  Repita a série de quente-frio de três a quatro vezes, mas não exceda um tempo total de sauna de 45 a 60 minutos. Intercalar sempre com a ducha fria, para obtermos o choque térmico, em que os poros se fecham bruscamente e expelem a gordura e as impurezas mais profundas neles depositados. Se ficar com muito frio na água, simplesmente saia da sauna e refresque-se com o ar, antes de voltar. Os corpos de algumas pessoas respondem melhor a uma mudança moderada do que a um choque completo.

6-Refresque-se no final com ar fresco em vez de mais um choque térmico. Isso ajudará a regular sua temperatura corporal.   Tome um banho morno após a sauna usando um sabonete natural com auxilio de uma bucha vegetal para lavar as células mortas da pele e deixar uma camada de frescor, use uma toalha macia e felpuda para enxugar o corpo com leves fricções, fazendo desta forma uma suave massagem em toda a pele do corpo e provocando a circulação mais intensa do sangue, o que ocasionará benefícios em todo o nosso organismo e também nos dará uma sensação de bem- estar. Beba água ou suco para eliminar as toxinas do seu sistema e para se reidratar.

7-Cuidados a serem tomados ao usar a sauna após praticar exercícios físicos.  Em uma sauna, o corpo libera suor como uma forma de refrescar-se e manter a temperatura interna constante. Quanto mais tempo você ficar em uma sauna, mais água perde. Se você já transpirou no seu treino, uma sauna pode deixar-lhe desidratado rapidamente. Como você perde água através da transpiração, os vasos sanguíneos se dilatam e sua pressão arterial cai. Depois de um tempo, seu corpo já não pode refrescar-se corretamente, e sua temperatura interna vai começar a subir. Contanto que você tome as devidas precauções e mantenha-se hidratado, usar uma sauna depois de um treino pode ser seguro e relaxante.

8- Hidratação: beba muita água após o exercício e antes de entrar na sauna para evitar a desidratação. Dê tempo ao seu corpo para se refrescar do seu treino antes de entrar. Após o banho aproveite para relaxar e hidratar bebendo sucos naturais, água de coco, chás e aproveite para fazer uma refeição leve e repor as energias.

9- Banho frio e o choque térmico: Para obter o choque térmico durante o banho de ducha fria, é necessário que logo na saída da sauna, com o corpo quente, entremos de uma única vez embaixo da ducha fria por 15 segundos.  No entanto é aconselhável para certas pessoas, por falta de costume, entrar na ducha fria aos poucos, primeiro as mãos, os pés, partes do corpo, depois a cabeça e por último o corpo inteiro até se habituar após algumas sessões.   Logo após o banho de sauna sentimos aquela leveza e parece que flutuamos, é a sensação provocada pela boa oxigenação do sangue.

10- Não há limite de idade para o banho de sauna: crianças, adultos e mesmo pessoas idosas podem desfrutar normalmente dessa hidroterapia. No entanto, recomenda-se que pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial consultar antes o seu médico para verificar a eventual existência de restrições pessoais.

A sauna mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove um melhor equilíbrio entre o corpo e a mente.

LIMPEZA DA SAUNA SECA

A sauna seca ou Finlandesa é revestida em  madeira e nem todas as madeiras suportam o uso constante de água . Para preservá-las  ao limpá-las use  a seguinte mistura:

1-Misture um litro de vinagre  com 1 litro de água morna em um balde, umedeça um pano nesta solução.

2-Limpe os bancos, paredes e pisos da sauna para remover sujeiras ou suor.    Enxague o pano frequentemente nesta solução.

3-Umedeça outro pano limpo com água quente e passe-o em todas as superfícies para retirar o vinagre. Limpe a sauna semanalmente para mantê-la nas melhores condições possíveis.

4-Mantenha o ambiente arejado quando não estiver usando.

MAÇO DE ERVAS

Em algumas regiões, a experiência da sauna é acompanhada por um leve “açoitamento” da pele com um maço de ervas. O termo finlandês para este maço é vihta.  A vihta é criada com ramos de bétula, embora o eucalipto ou hortelã também possam ser usados. As ervas são agrupadas embebidas em água morna (use o balde de madeira para molhar os  ramos). O maço é usado para dar leves batidinhas na pele, ajudando o corpo a se livrar de toxinas através do suor e é ótimo para ativar a circulação sanguínea.

PEDRAS

Procure pedras com tamanhos e pesos similares. Isso garante que elas se aqueçam de forma uniforme e produzam  vapor rapidamente ao mesmo tempo. Isso diminui o tempo gasto para esquentá-las novamente.                             Procure rachaduras ou fissuras nas pedras e rejeite as defeituosas. Quando esquentadas e esfriadas rapidamente, pedras rachadas podem se despedaçar, podendo causar ferimentos.  Use apenas pedras completamente secas e que não foram expostas a água por vários dias. Aquecer rochas que tenham água dentro faz com que estas expandam, podendo fazer com que a pedra exploda expondo  que está próximo a lesões.

PRODUTOS QUE NÃO PODEM FALTAR PARA SEU BANHO DE SAUNA SER COMPLETO E HARMONIOSO

  • De preferência aos tecidos de algodão para usar após o banho, são leves e macios permitindo o resfriamento e a transpiração natural do corpo;
  • Opte por chinelo em bucha vegetal, ideal para esfoliação dos pés e ao mesmo tempo massagear;
  • Para sentar-se  na sauna  utilize  esteiras de palha ,ráfia,  ou toalhas de algodão  para forrar  o seu local de assento;
  • Utilize bucha vegetal para limpeza do corpo  e massagens;
  • Use sabonetes e shampoos naturais 100% vegetais;
  • Óleos calmantes e hidratantes para seu corpo  de origem vegetal  para compor a  harmonia;
  • Complete este tempo de lazer e cuidados com seu corpo para relaxar ouvindo uma boa música , lendo uma livro  ou conversando com acompanhantes.
  • Termine com uma leve refeição e hidratação.

PROTEÇÃO PARA OS OLHOS

Use uma proteção para os olhos, uma compressa gelada ou uma toalhinha limpa e fria sobre o rosto enquanto estiver na sauna. Uma proteção ocular ou uma compressa fria ajudará a evitar o superaquecimento da face.

TEMPERATURA ADEQUADA

Cada pessoa ditara qual temperatura melhor se adapta ao seu corpo.   Em média a temperatura do banho vapor varia entre 40°C e 45°C e da sauna seca entre 50°C e 60C°

 

Bibliografia consultada

BACIULI, Waldomiro C. Wladas . Sauna é Saúde  :você sabe aproveitá-la? . Belo Horizonte : Mazza Edições , 2004.

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